Neo Solutions - Soluções para gestão do escritório contábil

sistemas para gestão da empresa contábil


Backup de arquivos: Meu escritório de contabilidade faz da forma certa? 20/03/2013

Programas de escrita fiscal, folha de pagamento, da gestão do seu escritório, arquivos da receita federal entre outros, são de extrema importância para o seu escritório, imagine os danos causados quando você os perde.

O backup dos arquivos do seu escritório deve ser muito bem feito e hoje em dia não adianta apenas gravar em um HD externo, ou mídias auxiliares como o DVD, pois você pode correr o risco de ter seu escritório assaltado ou então algum desastre como incêndio ou algo do gênero acontecer.

Hoje em dia existem ferramentas para você manter o seu backup nas nuvens, ou seja, em um servidor na web, podendo assim acessar o backup quando for necessário de qualquer lugar.

Se você que trabalha em um escritório de contabilidade e ainda não conhece, é bom ficar antenado em ferramentas como Dropbox, GoogleDrive e agora mais recentemente com operações mais intensas no Brasil, a Amazon.

Imagine que seu escritório contábil foi assaltado e teve todos os seus equipamentos roubados, ou então imagine que uma oscilação na energia queimou tanto o HD do seu servidor quanto o HD externo de backup.

Todos os cenários descritos acima são reais e não raro sempre aparece um caso do gênero, nessas horas o responsável por essa parte no escritório se dá conta dos problemas ocasionados por conta disso.

A dica a ser dada no momento é, de como você pode usar como ferramenta de backup o Dropobox.

Perece até que estou teclando em um assunto antigo, porém é de extrema importância o contador e seus colaboradores terem a noção do que o Dropbox faz, ou programas do gênero. O que pode-se salientar é que o backup nas nuvens está se tornando crucial para as operações no escritório.

O objetivo não é explicar como o Dropbox funciona, mas apenas explicar o conceito, que consiste em instalar um programa na máquina, este por sua vez sincroniza os dados de uma pasta que o Dropbox definiu como a pasta que fará a sincronização dos dados com o servidor nas nuvens, até o momento o dropbox dá de forma gratuita 2GB para você testar, porém você poderá adquirir outros pacotes e tudo mais, basta você conferir do site deles.

Além do mais você pode deixar agendado no seu servidor a cópia dos arquivos dos seus programas para esta pasta do Dropbox que fará a sincronização.



por Neo Solutions