Neo Solutions - Soluções para gestão do escritório contábil

sistemas para gestão da empresa contábil


Seu programa não abre mais após a atualização do Windows 10 (Atualização 1803) 06/06/2018

Em maio, a Microsoft lançou uma nova versão do Windows 10 conhecida como Release 1803 ou Atualização 1803. Vários computadores com o Windows 10 estão sendo atualizados automaticamente através da internet. A Microsoft recomenda que a opção do Windows Update fique ativa para essas atualizações automáticas no intuito de combater falhas de segurança do Windows e também melhorias no sistema operacional.

Uma das mudanças nessa Atualização 1803 vem trazendo alguns problemas para empresas que possuem softwares com acesso a banco de dados via conexão pela rede.

Abaixo exemplificaremos a situação com detalhes e apresentaremos diferentes opções para contornar o problema. Porém devido ao alto grau de informações técnicas, é imprescindível a ajuda de um profissional capacitado em TI.

Sintoma

Ao executar um programa compartilhado em um servidor de dados ( após a Atualização 1803 ) acontecerá falha. A mensagem pode vir em forma de mensagem padrão de falha do windows ou caso seu programa tratar a exceção (crash) do windows poderá vir com a mensagem de que "Não foi possível se conectar ao Banco de Dados". Em outras aplicações poderão aparecer outras mensagens de acordo com o tratamento do programa, mas é fato que o programa por estar sendo executado por um compartilhamento de rede está sendo bloqueado pelo próprio Windows ( Atualização 1803 ).

A Raiz

Para um melhor entendimento, vamos falar sobre a rede do Windows. A Microsoft usa um protocolo de comunicação para compartilhar arquivos chamados "Server Message Block" ou "SMB". O protocolo "SMB" é uma opção para computadores que possuem "Windows XP" e "Windows Server 2003" ou versões mais antigas. Com o Windows Vista e Windows Server 2008, a Microsoft "melhorou" o protocolo "SMB", adicionando algumas características de cache e melhorando a estabilidade do mesmo, isto gerou o protocolo "SMB2", para o Windows 8 e Windows Server 2012, a Microsoft criou mais melhorias ao protocolo criando então o "SMB3".

Sendo assim, quando seu servidor for Windows XP ou Windows Server 2003 e estiver compartilhando arquivos estará utilizando um protocolo antigo "SMB", quando for Windows Vista ou Windows Server 2008 o "SMB2" e quando for Windows 8 ou superior e Windows Server 2012 o SMB3.

O Windows 10 em sua instalação possui os 3 protocolos citados, para ser compatível com qualquer servidor de compartilhamento de dados compatível com SMB, SMB2 e SMB3.

Após a Atualização 1803, por motivos desconhecidos, a Microsoft alterou uma característica ao protocolo, que bloqueia qualquer programa que seja executado (carregado) a partir de uma pasta compartilhada de um servidor que utiliza o "SMB". Então se seu servidor de compartilhamento de dados for um Windows XP, Windows Server 2003 ou uma versão do Linux que utilizada uma versão do SAMBA antiga com o protocolo "SMB", com certeza sua aplicação apresentará o problema.

Contornando

No intuito de ajudar da melhor maneira possível com esse contratempo, apresentaremos a melhor opção de resolução e outras opções paliativas que poderão ser feitas enquanto não é possível resolver o problema de maneira definitiva, mas podendo continuar trabalhando.

Queremos lembrar também que aguardar uma correção da Microsoft não é uma boa ideia, pois ainda não sabemos se eles estão tratando essa situação como erro ou uma nova característica de melhoria no sistema operacional.

OPÇÃO 1. Atualizar Seu Servidor de Arquivos: Essa é a melhor opção, uma vez que a Microsoft demonstrou sua vontade na atualização 1803 que não se deve carregar mais programas a partir de um Compartilhamento SMB, o ideal é que você troque seu servidor de compartilhamento de dados por um que utilize o SMB3.

OPÇÃO 2. Habilitar o SMB2: Se seu Windows Server 2008 ou superior, estiver com o protocolo SMB2 desativado, tente habilitar. Mas lembre que ele está desativado por um bom motivo, isso seria temporário também. O ideal seria já ter um servidor com um sistema operacional com o SMB3.

OPÇÃO 3. Mover Sua Aplicação: Se sua aplicação permitir(os sistemas da Neo Solutions são permitidos), faça uma cópia do mesmo para o drive local como drive C: por exemplo. Executando e carregando o programa de uma área local irá permitir a conexão com o Banco de Dados no servidor, sem problemas.
Segue uma receita "somente" para os produtos da Neo Solutions.

a) Crie uma pasta no Drive C: chamado "Neo Solutions", ficará assim: "C:NeoSolutions".

b) Vá até a pasta da Neo Solutions em seu Servidor de Compartilhamento de Dados, e copie os arquivos: Estacao.exe, Auto.exe, connection.ini, Usuarios.exe para dentro da pasta C:NeoSolutions

c) Se você possuir o produto Neo Fatura, copie também o arquivo "Fatura.exe" para dentro da pasta C:NeoSolutions

d) Se você possuir o produto Net Contábil, copie também o arquivo "NetCont.exe" para dentro da pasta C:NeoSolutions

e) Se possuir o produto Neo Protocolo Plam, copie também o arquivo "Palm.exe" para dentro da pasta C:NeoSolutions

f) Se possuir o produto Neo Protocolo Free, copie também o arquivo "Protocol.exe" para dentro da pasta C:NeoSolutions

g) Execute o programa "Estacao.exe" para instalar os atalhos em sua área de trabalho e também a biblioteca de conexão ao banco de dados. Após esse último passo, o sistema estará pronto para uso.

Lembrando que essa opção tem como desvantagem o fato de sempre que soltarmos uma atualização de nossos sistemas, ele deverão ser atualizados em todas as máquinas.

OPÇÃO 4. Voltar para atualização 1709: Você pode voltar a versão do Windows 10 para o Release 1709, no entanto, acreditamos que seja uma atitude não correta, seria uma tarefa a ser realizada para continuar o trabalho, e você ficaria com o Windows desatualizado inclusive convivendo com riscos e falhas do próprio sistema operacional. Mas funciona, pode ser utilizando por um exato momento, enquanto você não atualiza o servidor de compartilhamento por exemplo.

Mais Ajuda

Se você for um cliente Neo Solutions, e mesmo assim ainda necessitar de auxílio entre em contato com o nosso departamento de suporte através do telefone:
11 3115-0188 ou através do email suporte@neosolutions.com.br




por Neo Solutions