Neo Solutions - Soluções para gestão do escritório contábil

sistemas para gestão da empresa contábil


Motivos para gerar seu próprio boleto. 22/01/2019


Gerar o próprio boleto independente da instituição financeira, proporciona vantagens estratégicas além de garantir controle total sobre a cobrança da sua carteira de clientes.

Após a consolidação da Nova Plataforma de Cobrança da FEBRABAN, é muito importante reavaliar as condições referentes aos valores cobrados pela emissão dos boletos da sua empresa. Esses valores podem não ser tão vantajosos quanto eram na época em que o serviço foi contratado, principalmente se o serviço foi contratado antes de janeiro de 2018.

boleto contábeil e notas de reais Essa reavaliação pode gerar a necessidade de mudar a cobrança da sua empresa de instituição financeira. Normalmente isso não é uma tarefa simples, o que nos leva já ao primeiro motivo para gerar seus boletos independente da instituição financeira.


LIBERDADE


Imagine que por algum motivo sua empresa precisa mudar toda a cobrança para outro banco.

Se ao imaginar isso você fez uma careta por conta da dor de cabeça que isso pode gerar, significa que sua empresa está presa, que os colaboradores do seu departamento de cobrança vão ter que aprender como emitir a cobrança pelo banco novo e todos os transtornos provenientes dessa migração.

Só isso já faria muito gerente de departamento postergar a mudança, mesmo sabendo da economia que poderia trazer para a empresa.

Agora se sua empresa emitisse a cobrança por um sistema que permitisse trocar de banco a hora que bem entendesse, porém com a vantagem da rotina de trabalho continuar sendo a mesma. Então um novo leque de possibilidades estaria disponível para o gestor financeiro, mantendo o controle de todas as operações e sem ficar preso a nenhum banco.

PODER DE BARGANHA


Uma das metas de qualquer gerente de banco é, conseguir convencer aquele cliente pessoa jurídica a trazer a sua carteira de cobrança para a cesta de serviços que ele já presta pra sua empresa.

Então use isso a favor da sua empresa para conseguir taxas mais baixas e condições de investimento mais atrativas, deixando bem claro que sua empresa deve ser muito bem tratada, pois você consegue levar a sua cobrança para outro banco a qualquer momento.

SEPARAR O JOIO DO TRIGO


Os serviços de boleto podem ser diferentes de banco para banco, e com taxas diferentes para cada um deles por exemplo:

Emissão - basta gerar o boleto que um valor será cobrado pelo registro do mesmo, independente deste boleto ser liquidado ou não.

Custódia - que geralmente é mensal e é cobrada enquanto aquele boleto está ativo ou seja se um boleto para um cliente está em aberto por 3 meses, a taxa de custódia será cobrada 3 vezes.

Alteração - caso sua empresa necessite alterar a data de vencimento ou o valor de um boleto registrado, esse serviço pode ser cobrado.

Baixa - quando você pede para o banco dar baixa em um boleto que não foi pago, isso também pode ser cobrado, mas em alguns casos é melhor do que ficar pagando a taxa de custódia de um boleto que nunca será pago.

Dependendo da saúde da sua carteira financeira, mesmo que você tenha uma bom acordo na taxa de emissão dos boletos, as outras taxas podem eliminar essa vantagem e gerar um custo maior. Em contrapartida um outro banco pode ter uma taxa menos competitiva na emissão e uma taxa muito melhor para custódia, baixa ou até mesmo nem ter essas taxas, Tudo deve ser colocado na ponta do lápis.

Então uma boa solução seria separar os bons pagadores dos maus, cobrando-os em bancos onde as taxas sejam melhores em cada caso. Mas isso só pode ser feito se você tem liberdade.

CRÉDITO MAIS FÁCIL


Uma carteira de cobrança saudável pode ajudar em momentos decisivos.

Digamos que sua empresa tenha a necessidade de captar crédito para investir no crescimento da empresa ou sair de uma situação delicada, neste momento sua carteira de clientes com bom histórico pode proporcionar juros mais baixos em um possível empréstimo ou taxas mais baixas na antecipação de recebíveis.

GESTÃO TRANSPARENTE


Para emitir a cobrança com toda a liberdade necessária para conseguir mais agilidade e eficiência, seu sistema precisa estar preparado e ir além. Afinal a integração entre a cobrança e o financeiro da empresa deve ser total, pois as receitas obtidas com a cobrança, vão direcionar os pagamentos e os investimentos da empresa.

No caso de empresas contábeis onde a cobrança dos honorários é recorrente a automatização das rotinas de cobrança é um fator obrigatório para garantir total eficiência.

Eficiência também deve ser levada em conta na hora de se comunicar com o cliente, pois conseguir a atenção dele não é nada fácil, ainda mais na hora de cobrar, então a oportunidade não deve ser desperdiçada, você já gerou toda a cobrança no banco com as melhores condições e vai enviar para ele.

Então por que não enviar tudo que é referente a essa cobrança de uma vez só, como nota fiscal de serviço e fatura?

No sistema do banco você não conseguiria fazer isso, mas ideal é tudo isso ser feito de maneira automática no momento da geração da cobrança inteira.

Com uma geração de cobrança automática, com nota fiscal, boleto e fatura, envio único, integração do contas a pagar e contas a receber. Tudo contempla uma gestão mais eficiente e transparente.

O Neo Fatura da Neo Solutions consegue fazer tudo isso, disponibilizar a cobrança gerada automaticamente para todos os clientes de uma vez, onde em um único documento PDF, seu cliente tem a nota fiscal eletrônica de serviço, fatura detalhada e boleto, tudo isso personalizado com a marca da sua empresa.



Não conhece o Neo Fatura?


Solicite uma demonstração preenchendo o formulário abaixo e veja como cuidar melhor da saúde financeira da sua empresa e da sua carteira de clientes.



Razão Social


*Nome


*DDD-Telefone comercial*E-mail







Saiba um pouco mais.


Leia nossos artigos sobre gestão financeira:




Ouça nossos podcasts




Compartilhe:


icone de compartilhamento no facebook icone de compartilhamento no twitter icone de compartilhamento no google plus icone de compartilhamento no linkedin






por Neo Solutions