Neo Solutions - Soluções para gestão do escritório contábil

sistemas para gestão da empresa contábil


Controlando a inadimplência 19/01/2016

Pergunte para qualquer empresário da área contábil sobre inadimplência e a resposta sempre será algo parecido com:

"Quando as coisas apertam, o honorário contábil é o primeiro a ser sacrificado."

Então é fundamental para a saúde financeira de uma empresa contábil, ter um planejamento de controle da inadimplência e ferramentas que auxiliem nesse controle.

A primeira questão que devemos ter muito bem resolvida para poder executar qualquer que seja o planejamento, é saber exatamente quanto, quem, por quanto tempo e por quais serviços existem honorários vencidos a receber.

Faça o seguinte exercício, tente obter essas informações agora. Se isso for uma tarefa complicada, seu processo de controle de inadimplência está comprometido.

Com esse diagnóstico em mãos é necessário identificar o que são dividas pontuais e o que são casos problemáticos que precisam de uma atenção diferenciada,

É necessário ter todos os dados em mãos de maneira clara para poder apresentar ao cliente, e também uma abordagem bem definida para a proposta de solução do problema.

Independente de serem casos pontuais ou problemáticos, a empresa deve ter uma postura muito clara e transparente referente à cobrança dos honorários vencidos e nunca deixar de cobrá-los com os devidos encargos. Não devendo ser tratado como tabu, pois em qualquer outro segmento, o não pagamento de fornecedores ou serviços, é cobrado com multa e juros e em casos extremos, cortes e protestos dos valores devidos.

cobrança

Desde o inicio, cada cliente deve ser educado a perceber que o serviço prestado é relevante e que a empresa contábil é parceira estratégica e quando existe uma sinergia neste relacionamento, o resultado é diretamente refletido no produto do cliente.

Esse é o cliente que com certeza possui apenas atrasos pontuais, e quando recebe uma notificação de débitos em aberto, ele se importa, e não se utiliza do atraso no pagamento de honorários como manobra financeira.

Já o cliente que não enxerga o valor no serviço prestado, quando se encontra em dificuldades, tende atrasar mais e mais, quando é esse o caso, devemos fazer uma análise profunda e considerar se ele não é um caso que prejudica a saúde da carteira de clientes.

Defina um prazo máximo para os honorários vencidos serem notificados como cobrança inadimplente, informe as faturas em aberto e valores calculados atualizados.

E o mais importante, seja fiel a essas regras!




Conheça também o Neo Fatura, o sistema financeiro exclusivo para empresas contábeis desenvolvido pela Neo Solutions, capaz de emitir toda a sua cobrança com a fatura personalizada da sua empresa, boletos de carteira registrada homologada junto aos bancos e notas fiscais eletrônicas de serviços em mais de 400 cidades.

Solicite uma demonstração





por Neo Solutions