Boleto definitivo para sua empresa prestadora de serviços.

Conheça tudo sobre emissão de boletos e qual é a melhor maneira de fazer isso na sua empresa prestadora de serviços.
homeblogFinanceiroBoleto definitivo para sua empresa prestadora de serviços. Boleto definitivo para sua empresa prestadora de serviços.
Qualquer empresa pode emitir boleto desde que seja vinculado a uma instituição financeira. Existem várias maneiras de se fazer isso, todas elas possuem vantagens e desvantagens, e principalmente, existe um custo para isso.

Mesmo tendo várias opções de escolha em relação a oferta de emissão de boletos, o boleto em si não deve ser o único fator de decisão, já que o ele é apenas uma parte de um processo complexo que é a cobrança de clientes.

Quais são as opções para emissão de boletos no mercado

Pode ser via, bancos, plataformas de gateway de pagamentos ou fintechs, mas algumas opções se tornam inviáveis do ponto de vista administrativo quando falamos de emissão de boletos para a cobrança da prestação de serviços.

O internet banking da sua empresa pode até ter uma área para emitir um boleto para o seu cliente, mas se você tiver um grande volume de clientes, o processo de emitir um a um, digitando as informações de cada cliente é ineficiente tomando muito tempo do responsável pela emissão da cobrança.

Através de gateways de pagamento você já consegue uma melhor performance em relação a eficiência do processo, porém o custo disso, às vezes é que uma porcentagem do valor do seu boleto emitido fica com a empresa de gateway, o que em muitos casos acaba custando mais caro do que a emissão pelo internet banking.

Também existem as fintechs, muitas delas possuem contas sem tarifas ou cobrança para emissão de boletos. Operando basicamente por aplicativos, essa é uma opção para empresas muito, muito pequenas e com poucas emissões por mês.

Para empresas que possuem cobrança recorrente todos os meses e com mais de 10 clientes, este processo, do ponto de vista de gestão já começa a ficar inviável.

Outra dificuldade no caso dos gateways e fintechs é o controle da base de dados dos seus clientes, sempre que um cliente entrar ou sair da base você precisa atualizar esse cadastro no sistema fora da sua empresa.

Também existe a opção de você emitir os boletos “in house” ou seja na sua própria empresa, com o mesmo custo da emissão pelo internet banking, porém com a vantagem de emitir e gerenciar a cobrança de uma maneira muito mais eficiente.

Contudo, sua empresa precisa de um sistema ERP de cobrança. Existem ERPs para todos os tamanhos de empresas e de todos os valores, então é muito importante colocar na ponta do lápis o valor do ERP para que sua operação tenha o melhor custo por boleto emitido, lembre-se que o ERP não faz apenas a emissão do boleto e sem sombra de dúvidas essa acabará sendo a melhor opção, pois os benefícios são muitos.


Detalhes que mudam de instituição para instituição

Dependendo do tipo da empresa que você escolha para fazer a cobrança da sua empresa, existirão situações distintas e todas elas devem ser levadas em consideração para que a sua cobrança seja a mais eficiente pelo menor custo.

Taxas cobradas pela emissão e gestão do boleto.

Haverá situações que essas taxas conseguem ser negociadas dependendo do relacionamento da sua empresa. Muitas delas podem até ser isentas e talvez nem existirem em outras instituições

Tempo de liquidez.

Esse tempo pode variar entre 1 e 30 dias havendo a possibilidade de cobrança de porcentagem para a antecipação do resgate.

Dados do sacado.

Existem casos em que o sacado é a instituição que você contratou e não a sua empresa, o nome da sua empresa aparece em outro campo.


Fundo Garantidor de Crédito

Lembre-se que em todos os casos, os valores recebidos através do pagamento de boletos em que o cedente for a sua empresa, esse dinheiro ficará sob custódia de uma instituição financeira em seu nome.

No caso de se trabalhar com fintechs ou gateways de pagamento, mesmo que por pouco tempo o dinheiro passa por duas instituições financeiras, pois caso você queira efetuar uma transação mais significativa, em alguns casos você precisará transferir os valores da fintech ou gateway para o seu banco.

Quanto mais sólida for essa instituição, mais seguro seu dinheiro estará.

Empresas seguradas pelo Fundo Garantidor de Crédito possuem mais um fator de garantia, pois caso aconteça qualquer coisa com a instituição, o fundo ressarcirá até R$250.000,00 por conta.

Então uma boa sugestão é conhecer quais são as garantias da empresa que tomará conta do seu dinheiro.


O que sua empresa pode fazer com um boleto?

O boleto não se resume a um número de linha digitável ou código de barras que dá a instrução do valor e para qual conta o pagador quer que seja feita a transferência.

O boleto também é uma forma de controle e rastreabilidade de valores e origens que são fundamentais para a cobrança de qualquer empresa, por isso que mesmo na era do pix o boleto ainda continua relevante.

Boleto como ferramenta estratégica

Sendo assim o boleto possui flexibilidade para ações estratégicas de controle de inadimplência e fidelização da carteira de cobrança, pois só ele permite configurações de instruções de pagamento variáveis.

O mesmo boleto pode punir maus pagadores com multas e juros e beneficiar aqueles que aceitam as regras de descontos, como para pagamentos antecipados ao vencimento.

O valor de qualquer boleto pode ser variável.

Um mesmo boleto pode possuir várias faixas de valores, para pagamento com desconto até XX dias do vencimento, para pagamento com desconto menor até X dias antes do vencimento, com valor original para pagamentos no dia do vencimento e com acréscimos de multas e juros dependendo da quantidade de dias após o vencimento é feito seu pagamento.

Apesar de toda empresa querer que seu boleto tenha acréscimos caso o pagador atrase, quase ninguém olha para a direção oposta. Há muito tempo que escolas e faculdades já se utilizam do benefício estratégico do desconto do pagamento antecipado. Se funciona para eles porque não funcionaria para você?

Mas para que o boleto tenha possibilidades estratégicas, é necessário que sua escolha de plataforma de emissão de boletos seja capaz de operar com todas essas variáveis, já aviso que nem todas são.


Melhor opção para empresas que querem eficiência, gestão e menor custo.

Se a sua empresa precisa de agilidade, controle e entende que o custo de uma operação de cobrança não se resume à tarifa do boleto, então a melhor opção é através de um ERP e para que não haja riscos ou complicações com intermediários, trabalhando diretamente com o banco que sua empresa escolher.

Controle dos seus dados

Sua empresa não precisa ter os dados dos clientes espalhados por diversas plataformas, como o ERP cuida da gestão da sua empresa em vários aspectos, seu cadastro de clientes fica em um lugar só.

Cobrança automatizada

A cobrança é feita de maneira automática, gerando os boletos com instruções personalizadas para cada cliente, como descontos para pagamentos antecipados e cobrança adicional de multa e juros por atrasos, registrando todos os boletos junto ao banco automaticamente.

Liberdade para trabalhar com quantos bancos quiser

É muito fácil escolher onde você quer receber seus boletos, sua cobrança pode sair neste mês por um banco e no mês seguinte tranquilamente sair por outro banco. Ou até mesmo dividir sua carteira de clientes e cobrá-la por diferentes bancos.

Isso abre possibilidades estratégicas para negociação de tarifas bancárias como um todo não apenas dos boletos, também é fator de peso para negociação de crédito.

Conciliação automática

Todos os boletos quitados tem sua baixa automática no sistema financeiro.

Notificação para o cliente

Seu cliente recebe notificações por SMS ou Email com o link do boleto pronto para pagamento, o cliente também recebe a notificação de confirmação do pagamento.

Cobrança completa

Toda a cobrança é feita em menos de 24 horas para todos os clientes da sua carteira, com emissão de fatura detalhada com os serviços prestados, emissão de nota fiscal de serviço eletrônica junto a prefeitura da sua cidade e o boleto para pagamento.

Tudo isso disponível para o seu cliente em um único arquivo pdf com a personalização da marca da sua empresa.


Muito além do Boleto

Uma vez que os boletos são recebidos, os recursos impactam em várias áreas da empresa que não podem ser separados e controlar isso é fundamental.

Inadimplentes

Clientes atrasam e não, isso não se resolve apenas com emissão de boletos, é preciso uma estrutura para tratar inadimplentes com emissão de cartas de cobrança personalizadas e automatizadas para que isso não tome mais tempo do que o necessário.

Contas a receber e a pagar

Contas estruturadas não dependem só do que a empresa recebe, mas também como a empresa administra o que gasta. O equilíbrio dessas contas determinará a saúde da empresa.

Planejamento financeiro

É preciso enxergar a empresa como um todo para poder determinar onde se quer chegar, nessas horas os relatórios são fundamentais, eles são a base na tomada de decisões para qualquer empresa.

Gestão com eficiência

As operações financeiras da sua empresa devem ser eficientes e claras para que o foco seja em produzir seu melhor serviço e não ficar perdido em contas, por esse motivo um ERP financeiro é uma ferramenta tão necessária, pois vão automatizar e organizar tudo que for possível para muito com menos esforço.



A Neo Solutions desenvolve e aperfeiçoa o Neo Fatura há mais de 15 anos para que empresas prestadoras de serviço possam ter o melhor ERP com o melhor custo benefício. Solicite uma demonstração preenchendo o formulário abaixo.










Saiba Mais

O que é arquivo remessa?

Neste caso em relação aos boletos, é um documento gerado por um sistema de acordo com regras do banco, ele contém instruções para que o banco registre muitos boletos de uma vez sem que seja necessário fazer isso manualmente um a um.

O que é arquivo retorno?

O arquivo retorno é um documento que o banco disponibiliza para ser importado em um sistema, com a finalidade de se fazer a conciliação automática dos boletos pagos pelo sistema sem que haja a necessidade de se fazer isso manualmente um a um.

O que é DDA?

DDA é uma sigla para Débito Direto Autorizado. Quando um boleto registrado é emitido, automaticamente esse boleto aparece no internetbanking do pagador, que decide autorizar seu pagamento ou não. Desta maneira o fluxo do pagamento é não necessita do boleto físico sendo muito mais ágil.

O que é NFS-e?

NFS-e é um documento digital referente a prestações de serviços equivalente à uma nota fiscal física, gerenciada por prefeituras ou entidades conveniadas à Receita Federal do Brasil.

O que é a Nuvem neste contexto de faturamento e cobrança?

Pode ser chamado de nuvem um ambiente online que armazena documentos digitais. Neste caso a empresa disponibiliza um ambiente exclusivo para cada cliente onde o cliente pode acessar sua cobrança com fatura, boleto e NFS-e.

O que é um gateWay de pagamentos?

É um serviço oferecido por operadoras financeiras para empresas que queiram cobrar a venda de produtos e serviços online. As operadoras oferecem várias maneiras de cobrar pela prestação desses serviços, as mais comuns são, uma porcentagem sobre a transação ou uma carência para poder obter o valor da venda.

O que baixa é automática do contas a receber?

Geralmente a baixa automática no contas a receber se dá através do arquivo retorno do banco importado no seu software financeiro, definindo como pagos todos os títulos recebidos pelo banco, sem que haja a necessidade de se fazer isso manualmente um a um.

O que é um boleto registrado?

Em um boleto registrado o banco armazena todas as informações referente a esse boleto para que as outras entidades bancárias consigam confrontar essas informações como, valor, data de vencimento, cedente, pagador, código entre outras, promovendo assim segurança no combate à fraudes e mais recentemente outras facilidades como DDA.



Compartilhe:

icone de compartilhamento no facebook icone de compartilhamento no twitter icone de compartilhamento no linkedin


Boleto definitivo para sua empresa prestadora de serviços.
Boleto definitivo para sua empresa prestadora de serviços.

Conheça tudo sobre emissão de boletos e qual é a melhor maneira de fazer isso na sua empresa prestadora de serviços.

Clicando em "Aceitar" você concorda com todas as nossas políticas de privacidade.
Detalhes Aceitar