Parábola: O contador e a startup

Geralmente as parábolas abordam comportamentos ou situações triviais que quando observadas sob outro viés, expõem um ensinamento, às vezes até óbvio, mas que acaba sendo esquecido por conta da correria do dia a dia. Veja se sua empresa se identifica com a parábola do contador e a startup.
home / blog / Gestão Contábil / Parábola: O contador e a startup

O Contador e a Startup
Um jovem prodígio desenvolveu um aplicativo que vai revolucionar o segmento. Depois de muitos testes e mentorias ele está preparado para abrir uma empresa e está procurando uma empresa contábil para auxiliá-lo nesta etapa.

Ele perguntou para a primeira empresa contábil, o que ela poderia fazer por sua futura startup.

O responsável logo informou que sua empresa contábil estava preparada para cuidar de toda a burocracia, registrar a empresa na receita federal, na junta comercial, que mensalmente iria cuidar de todos os impostos e declarações, Simples Nacional, ISS, FGTS, INSS, IRRF, SPED, DCTF, DIRF, que faria a folha de pagamento de seus funcionários, com atrasos, faltas, férias, décimo terceiro, ainda teria a parte de escrituração, Diário, Razão, Balanço, Demonstração de resultado…

O responsável da empresa contábil, ia continuar com a lista de muitos serviços que sua empresa poderia prestar para futura startup, quando o jovem prodígio o interrompeu educadamente, e disse que não entendia de nada do que ele estava falando e que seria mais útil se ele lhe enviasse uma proposta e o dispensou.

Ele procurou mais quatro empresas contábeis, e fez a mesma pergunta para seus responsáveis, três delas responderam praticamente a mesma coisa que a primeira empresa, apenas com alterações na ordem da descrição dos serviços. Então ele solicitou proposta à todos e os dispensou.

Até que chegou a vez da última empresa contábil responder a fatídica pergunta. O que ela poderia fazer pela futura startup? Então o responsável deu a seguinte resposta:

Depois que estudarmos o seu segmento de atuação, nós abriremos a sua empresa, ajudaremos na definição do preço do seu produto, apresentaremos a sua empresa para a nossa rede de clientes e parceiros em busca de sinergias, cuidaremos do financeiro, fiscal, tributário, acompanhando de perto para sua evolução e de todos os seus colaboradores.

O jovem interrompeu o responsável pela empresa contábil e questionou, sobre todas as siglas de impostos, declarações e guias. Então a resposta foi a seguinte: Acompanhar de perto significa que a minha empresa trabalhará diariamente para a sua, por causa de todas essas siglas e muito mais, mas não adiantaria nada mencioná-las apenas para mostrar o quanto de coisas somos capazes de fazer, o que você precisa é saber que sua empresa estará em boas mãos, isso não está nas siglas e sim na minha experiência e reputação.

Assim startup nasceu pelas mãos da última empresa contábil, que se mostrou uma real assessoria empresarial e não uma geradora de obrigações.

Moral da história

Muitas empresas contábeis não falam a língua do cliente, estão tão padronizadas que não conseguem tratar de seus clientes individualmente. Todos os clientes são colocados no mesmo moedor de carne para do outro lado sair guias de impostos.

Antigamente as empresas contábeis eram vistas como parceiros importantes e fundamentais em tomadas de decisão das empresas, com o tempo as empresas foram perdendo esse diferencial e agora embora muitas contabilidades tenha a palavra consultoria ou assessoria no nome, elas não conhecem seus clientes tão bem assim.

Motivos

É claro que existem motivos para isso, a cada ano as obrigações junto ao governo ficam mais complexas e suas plataformas parecem que estão sempre em versão de testes. Tudo muda o tempo todo. Então para uma empresa contábil ficar sempre atualizada, e entregar todas as obrigações dos clientes, realmente é bastante trabalhoso, exige gestão eficiente e ferramentas de apoio à tudo isso.

Outras empresas são forçadas a trabalhar no modo mais padronizado possível, mais impessoal possível, cobrando mais barato para poder competir num mercado cada vez mais acirrado, impossibilitando uma consultoria efetiva.

Ecossistema

Porém empresas contábeis que conseguem criar um ecossistema de gestão de modo que a burocracia seja automatizada, conseguem tempo para dar a atenção devida ao seu cliente, apontar coisas que possam ser melhoradas, oferecer caminhos quando as coisas estiverem não tão boas e desta maneira ter um cliente sempre saudável, um cliente sempre fiel, onde o sucesso dele também é o seu sucesso.

Para criar um ecossistema que te ajude a ter mais tempo para conhecer melhor seus clientes, sua empresa precisa de sistemas que economizem tempo e colaboradores que se adequem à qualquer sistema que sua empresa encontre para melhorar a gestão.

Mais tempo

A Neo Solutions sistemas que automatizam e gerenciam diversas rotinas das empresas contábeis, um deles é o Net Contábil, que disponibiliza para o seu cliente FGTS, Simples Nacional e outros impostos em apenas 20% do tempo habitual, o que antes era feito em mais de 6 horas, tem seu tempo reduzido para 1 hora, deixando tempo livre para você cuidar de particularidades dos seus clientes.

Entenda como funciona:


Usando funcionalidades como essas a favor da sua empresa sua gestão fica muito mais eficiente, o Net Contábil tem outras ferramentas que economizam tempo e melhoram a gestão. Temos outros produtos todos voltados para a gestão de empresas contábeis que somados automatizam tarefas recorrentes, controlam e ajudam a enxergar o cliente de maneira mais clara. Fazemos isso desde 2002, isso nos confere experiência e também temos orgulho de nossa reputação no mercado.

Qual tipo de empresa contábil é a sua?
Consultora ou máquina de entrega de obrigações?
Sua reputação é algo que vai ajudar a conseguir novos clientes?
Quer saber como o Net Contábil ou outro de nossos sistemas pode ajudar a sua empresa contábil a ter mais tempo e ser mais eficiente?


Solicite uma demonstração preenchendo o formulário abaixo:









Compartilhe:

icone de compartilhamento no facebook icone de compartilhamento no twitter icone de compartilhamento no linkedin


O Contador e a Startup

Parábola: O contador e a startup

Geralmente as parábolas abordam comportamentos ou situações triviais que quando observadas sob outro viés, expõem um ensinamento, às vezes até óbvio, mas que acaba sendo esquecido por conta da correria do dia a dia.